Parasite Eve: The 3rd Birthday

Yo-chan aqui ja fez uma Analise sobre Parasite Eve para PS1 mais dessa ver vamos falar da versão para PSP.

Evoluir para sobreviver

Tudo evolui. Embora pareça ser um grande clichê, é praticamente impossível falar sobre The 3rd Birthday sem discutir a transformação que busca o aperfeiçoamento. Isso porque o assunto está estritamente ligado à história de Aya Brea e ao seu retorno ao mundo dos games.
Se você faz parte da geração PlayStation 2, é muito provável que Parasite Eve não seja um nome tão comum em sua memória. O título foi lançado pela antiga SquareSoft para a primeira geração de consoles da Sony e se tornou um grande sucesso ao trazer uma trama bastante complexa para a época, misturando elementos de ficção científica a um sistema até então inovador, que unia RPG e ação. 

No meio disso, temos Aya, uma policial americana que acaba participando de um gigantesco incidente que envolve mutações e uma série de outros fatos misteriosos. Com o passar do tempo, ela se descobre no olho do furacão e com uma relação muito próxima ao caos que atingiu o país em plena véspera de Natal.
Porém, o que isso tem a ver com evolução? Tudo. Se você se lembra dos títulos anteriores, certamente deve também recordar que o estopim para o apocalipse no meio de Nova York foi um processo de transformação nas mitocôndrias de indivíduos e criaturas, fazendo com que seres geneticamente alterados ficassem fora de controle. Além disso, a própria protagonista era uma das vítimas desse processo.
Em The 3rd Birthday, nós somos levados ao ano de 2013 e apresentados a uma Aya Brea ainda mais desenvolvida. Após a principal metrópole dos Estados Unidos ser atacada por um ser chamado Babel, o governo cria um setor específico para conter o avanço da ameaça e coloca a moça como peça fundamental nessas operações.
A importância da heroína nesse contexto vai muito além de sua participação nas tragédias anteriores. Por mais que ela tenha uma experiência com esse tipo de fenômeno, o que realmente faz com que a ex-policial seja requisitada é o novo estágio de sua evolução, que permite uma espécie de viagem no tempo com base em projeções astrais. É com base nesse novo truque que ela controla o chamado Overdive System e consegue alterar o rumo da história.
Seleção natural
Em 1859, o naturalista Charles Darwin publicou sua mais célebre obra, o livro “A Origem das Espécies”. Nele, Darwin apresenta o conceito de evolução e, de forma resumida, explica que todas as transformações existentes na natureza são resultantes de um processo de adaptação necessária para a sobrevivência. É a chamada seleção natural.
Por mais estranho que pareça, há algo muito semelhante no mundo dos games – e The 3rd Birthday é um grande exemplo disso. Quando o primeiro episódio foi lançado, ainda no PlayStation, o sistema de RPGs por turnos vivia seu melhor momento. Jogos como Final Fantasy eram sucesso de vendas e fizeram com que vários outros títulos seguissem com uma jogabilidade semelhante. Com Parasite Eve não foi diferente.


No entanto, a geração do PlayStation 2 mudou esse panorama. As melhorias no console permitiram que os estúdios desenvolvessem melhor os controles e deixaram tudo mais dinâmico. Com isso, as desenvolvedoras focaram em oferecer experiências mais dinâmicas e menos burocráticas nos combates.
É nesse contexto que temos o retorno de Aya Brea. Como forma de se adaptar aos novos tempos, a Square Enix abandonou completamente os menus para ataques e as rodadas para colocar a heroína em uma game completamente renovado e mais centrado no combate. Ainda que seja possível encontrar resquícios de seu passado, o principal passou a ser as batalhas contra a nova ameaça.
Reflexo disso é que o novo game chama-se The 3rd Birthday, “descontinuando” a franquia Parasite Eve. Isso significa que o título para PSP não é uma sequência, mas uma evolução. A peça-chave para a sobrevivência da série.
E ai? gostaram?
-------->Yo-chan

0 comentários:

Postar um comentário

JP Kyah Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital