A continuação de seu game favorito aguarda você nas livrarias

Depois de 30 horas de uma aventura viciante, você finalmente mata o último chefe e, após ver os créditos finais, bate aquela sensação de vazio. Ter que abandonar aquelas figuras carismáticas que lhe acompanharam por dias ou semanas não é uma tarefa agradável, mas não há muito que fazer, já que uma sequência para o game só deve sair daqui a dois ou três anos.

Porém, não é somente porque um jogo novo ainda vai demorar a ser lançado que você precisa deixar de lado seus personagens favoritos. Cada vez mais as livrarias estão sendo invadidas por uma verdadeira enxurrada de títulos que expandem o universo de jogos famosos, ajudando inclusive a esclarecer pontos confusos de uma trama e apresentando figuras tão carismáticas quanto aquelas vistas na tela da televisão.

Algo bastante comum nos Estados Unidos, os livros baseados em games estão ganhando espaço nas lojas brasileiras através de títulos totalmente traduzidos para nosso idioma. Cientes do crescimento da demanda por mais conteúdo, editoras como a Record e a Benvirá estão investindo no lançamento de títulos que têm como estrelas nomes como Deckard Cain, Nathan Drake e Ezio Auditore.

Expandindo universos

Um dos grandes atrativos das adaptações literárias baseadas em games é o fato de elas permitirem expandir eventos que não caberiam muito bem nos produtos originais. Exemplo disso é o que acontece com os títulos inspirados na série Mass Effect, que têm David Anderson como um de seus principais protagonistas.

Embora Anderson apareça nos três jogos da série criada pela BioWare, ele sempre é mostrado a partir do ponto de vista do comandante Shepard, e você nunca chega a tomar controle de suas ações. No mundo literário, no entanto, suas motivações ganham complexidade e você passa a entender melhor como ele se relaciona com o conselho intergaláctico e com os vilões Saren e Kai Leng.

Outro exemplo acontece em Diablo III — A Ordem, no qual o sábio Deckard Cain ganha o papel de protagonista, algo que seria impensável em um jogo da série produzida pela Blizzard. Em geral, a grande vantagem desses livros é o fato de que, apesar de as histórias presentes neles se ligarem de forma direta aos games que lhes serviram de inspiração, não é preciso conhecê-las para aproveitar a história original.

Recontando aventuras

Outra oportunidade oferecida pela literatura é facilitar o entendimento da trama de alguns jogos, que em sua versão original podem não ter sido apresentadas de forma tão interessante. Battlefield 3, de Andy Macnab, é um desses casos: ao abandonar a estrutura narrativa típica a um FPS, o autor consegue dar um maior grau de complexidade aos eventos vistos no título da Electronic Arts, explorando melhor o lado psicológico dos soldados que aparecem no game.

Já a série de livros inspirada no mundo de Assassin's Creed é uma ótima pedida para aqueles que, apesar de terem interesse no universo criado pela Ubisoft, não dispõem de tempo (ou vontade) para aproveitar todos os jogos da franquia. Recontando as histórias de Altair, Ezio, Desmond e Connor, os livros permitem que você acompanhe os acontecimentos mais marcantes da série sem que seja preciso passar dezenas de horas em frente a um console ou a um PC.

Claro, não dá para afirmar que a experiência de ler sobre um acontecimento é a mesma que interagir com ele, porém isso não tira o mérito desses produtos. Não só eles permitem que novas pessoas entrem rapidamente no mundo de séries que já contam com muitos lançamentos, como também servem como uma forma de permitir que aqueles que já terminaram uma aventura a presenciem sob um ponto de vista diferenciado.

Quando a leitura se torna essencial

Infelizmente, o mercado de livros baseados em jogos eletrônicos também pode trazer algumas consequências não tão benéficas aos fãs de uma série. Exemplo disso são os títulos inspirados na série Halo, que muitas vezes se tornam essenciais para compreender o cenário político e social que permeia a aventura estrelada por Master Chief.

A leitura de “Halo: Cryptum”, por exemplo, é indispensável para entender o conflito entre os Forerunners e os Floods, elemento importante do quarto título da franquia. Entre as informações relevantes mostradas pelo título está o fato de que a humanidade retratada no jogo possuía um império intergaláctico gigantesco 10 mil anos antes dos acontecimentos mostrados no enredo do game.

Esse e outros dados chocantes, que são revelados logo nas primeiras páginas da obra, podem passar completamente batidos para quem conhece somente o game da 343 Industries. Levando em consideração o fato de que muitos deles sequer chegam a dar as caras no jogo eletrônico (mesmo que sua relevância não seja descartada), a impressão que fica é de que, se você não costuma acompanhar todos os produtos ligados à franquia, não tem direito a conhecer a história completa.

O problema se torna mais preocupante quando se leva em consideração que a maioria dos títulos baseados em games sequer tem previsão de lançamento no mercado brasileiro. Dessa forma, quem não tem um bom conhecimento de inglês ou condições de adquirir um produto importado acaba tendo que recorrer à Wikipédia ou a sites feitos por fãs para aprender todos os detalhes de uma aventura.

Mercado em expansão no Brasil

Apesar de os livros baseados em games ainda serem algo relativamente raro em nosso idioma, essa história está mudando rapidamente graças ao trabalho de algumas editoras que veem grande potencial no mercado nacional. Exemplo disso é a Record que, através de seu selo Galera, já disponibiliza livros baseados em nomes como Battlefield, Assassin’s Creed, Diablo e World of Warcraft.
Também já é possível encontrar lançamentos inspirados em Uncharted, e os próximos meses devem marcar a chegada de títulos baseados em StarCraft — isso sem contar os projetos que ainda não foram anunciados. Conforme o mercado brasileiro de jogos eletrônicos ganha espaço, a tendência é que cada vez mais adaptações de seus games favoritos cheguem às livrarias da sua cidade.

Dessa forma, não estranhe se, daqui a pouco tempo, você se pegar virando as páginas de um livro logo após os créditos finais de seu game favorito terem passado pela tela de sua televisão ou monitor. Afinal, não só esses títulos ajudam a manter a experiência viva por mais tempo, como podem auxiliar você a convencer seus parentes ou amigos dos motivos pelos quais a história de um jogo é tão interessante.

--->Yo-chan

0 comentários:

Postar um comentário

JP Kyah Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital