Proteção contra o mal

1º Dia do Ano
1221_anonovo_hatsumoude.jpgHatsumoudeA primeira visita ao templo
Após a meia-noite do dia 1º de janeiro, os japoneses já começam a ir aos templos para fazer orações por saúde e felicidade no novo ano. Essa primeira visita é chamada de hatsumoude.
O primeiro nascer do sol
De acordo com a religião xintoísta, o Sol é o deus mais importante do Universo. A partir dessa crença, nasceu a tradição de que fazer orações no primeiro nascer do sol do Ano-Novo, hatsuhinode, traz alegria e prosperidade para o ano todo.
1ª Semana do Ano
Feriado nacional
No oshougatsu, empresas, órgãos públicos, bancos e escolas suspendem suas atividades. Do dia 1º ao 3, o país pára, pois a tradição japonesa diz que nesses dias não se deve trabalhar. Isso porque pode-se espantar o deus da Felicidade. O período é reservado para o descanso, as tradições e recepcionar o novo ano. A maioria das empresas estende essas “férias” por uma semana.
A dança do leão
Essa dança, shishimai, tem o objetivo de exorcizar os espíritos malignos. Um homem vestido de leão e um flautista saem pelas ruas, executando uma dança em frente das casas para atrair sucesso material às famílias. À medida que se apresentam, são recompensados com dinheiro.
Caligrafia japonesa
1221_anonovo_kakizome.jpg
Kakizome
Nos primeiros dias do ano, as crian­ças se reúnem para fazer a primeira caligrafia do Ano-Novo, kakizome. No país, são organizadas competições e exibi­ções dos trabalhos infantis.
Presentes
Brinquedos simbólicos
1221_anonovo_hagoita.jpg
Hagoitas
1221_anonovo_koma.jpgKomaNo oshougatsu, meninos e meninas costumam se divertir com brinquedos que, embora utilizados em outras épocas do ano, possuem um significado especial no período. Os garotos costumam jogar pião (koma) e empinar pipas (takoage), e as meninas jogam peteca (hanetsuki) com suas raquetes, as hagoitas, ricamente decoradas.
Agrado ao chefe
No mês de dezembro, os japoneses presenteiam seus superiores e pessoas a quem devem favores com um agrado. O costume, denominado oseibo, é o responsável por um aumento de até 50% nas vendas das grandes lojas de departamentos do arquipélago.
Para as crianças
As crianças japonesas adoram o oshougatsu. Não é para menos, pois elas recebem de seus pais e parentes presentes em dinheiro (otoshidama), que vêm dentro de envelopes.
Cartões de Ano-Novo
Os neganjous japoneses têm a importância dos cartões de Natal para a cultura do Ocidente. Às vezes, são desenhados pelos próprios remetentes. Um dos temas preferidos dos desenhos é o zodíaco chinês que comanda o novo ano que, em 2006, será do cão.
Decoração
1221_anonovo_kadomatsu.jpgKadomatsu
Muitas famílias japonesas costumam pendurar o shimenawa nos portões ou nas portas das casas para evitar o mal. Durante o ano, essa decoração — que é feita com uma corda trançada com folhas de matsu — pode ser vista guardando as entradas dos templos xintoístas como uma espécie de limite entre o lugar sagrado e o mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

JP Kyah Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital