costumes japoneses

                                                                  • Cumprimentos (Aisatsu)

 
Como todo mundo ja conhecem o velho e bom comprimento , japonês que ocorre de costume geralmente cuprimenta-se os vizinhos, colegas do trabalho e pessoas conhecidas abaixando levemente a cabeça e dizendo "Ohayou (Gozaimasu) bom dia", "Konnichiwa" (Boa Tarde) e "Kombanwa" (Boa Noite).
• Aviso Antecipado (Jizen Renraku)
 
Nesse caso os brasileiros não vão gostar nada,  desse costume.Caso acha de precisar faltar ao trabalho ou se for atrasar para algum compromisso, avise com antecedência. No Japão, atrasos e faltas sem aviso prévio não são bem vistos.
• Carimbo (Inkan)
 
Para a transação em dinheiro, solicitações e contratos costuma-se escrever o nome e ao lado bater o carimbo pessoal.
Atenção porque valoriza-se mais o carimbo do que a própria assinatura.
• Cartão de Visitas (Meishi)
  
Nos encontros profissionais é comum realizar a troca de Meishi (Cartão de Visitas) . Nele deve constar o seu nome, endereço da empresa, telefone e o setor que trabalha.
• Dentro de casa (Iê no Naka)
 
A entrada fica um degrau abaixo da sala. Para entrar na sala é necessário tirar o calçado na entrada. Pode ter sandálias para utilizar dentro da casa, mas caso tenha Tatami (Colchão de Palha de Arroz prensada) é necessário descalcá-las.
• Banheiro [Benjyo]
 
Existe o banheiro do tipo Youshiki (ocidentall) e Washiki (japonês). Para usar banheiro em estilo japonês é necessário agachar sobre o vaso sanitário.
• Banheira [Furo]
 
No Japão, muitas pessoas tomam banho de furô (banheira) todos os dias. Lava-se o corpo antes de entrar na banheira para manter a água limpa. Isto porque não é feita a troca de água a cada pessoa que entra no furô. 
• Barulho [Souon]
 
Gritar e fazer bagunça ànoite ou deadrugada, tais como aumentar muito o volume da TV ou do rádio pode incomodar outras pessoas. 
• Celebrações [Oiwaigoto]
 
Quando um conhecido se casa, tem um filho, entra na escola, se forma ou consegue um emprego, têm-se o costume de entregar presentes ou dinheiro. Para presentear com dinheiro, utiliza-se o Shugibukuro (Envelope para Celebrações). Dentro deste envelope devem ser colocadass notas novas (trocadas em bancos).
A pessoa que recebe costuma enviar algum presente em forma de agradecimento (okaeshi).
• Funeral [Soushiki]
 
Em caso de falecimento de alguma pessoa próxima, deve-se comparecer ao Tsuya(velório) e ao Soushiki(enterro). Geralmente veste-se trajes pretos e discretos para participar do velório. Costuma-se levar um envelope com dinheiro chamdo Kouden no velório e um outro envelope chamado Shugibukuro no enterro. 
• Associações Autônomas, Grupo para Crianças [Jichikai, Kodomokai]
 
O Jichikai (Associção Autônoma) e o Kodomokai(Grupo para crianças) exsitem para aprofundar a amizade e o espiríto coletivo da comunidade.  Apesar da participação não ser obrigatória, colaborar com as atividades de bairro é  uma maneira para aprofundar os laços com a  comunidade de bairro. O informativos sobre os eventos geralmente são passados em forma de Kairanban (Aviso passado de casa em casa). Leia, assine e passe para a próxima pessoa. A taxa de participação do Jichikai e do Kodomokai mudam conforme a região. Informações à respeito podem ser obtidas nas Prefeituras ou na própria vizinhança.
• Outros [Sonota]
 
Em pontos turísticos e de passeio deve-se levar o lixo embora. Jogar o lixo em parques ou rodovias pode causar multas. Não é de costume dar gorjeta em hotéis e restaurantes. Os serviços geralmente estão inclusos na conta.

Conteudo retirado do site : http://www.gunma-kokusai.jp/multiculture/portuguese/14.html


                                                                -->Ero Sennin

0 comentários:

Postar um comentário

JP Kyah Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital