Ok Silent Hill para voces.

 Como voceis ja sabem estamos focando bastante em explicar um fenômeno dos jogos de survival horror  Silent Hill o agora irei comentar sobre algo que nos deixa muito assustados durante varios momentos meio que tensos do jogo. A muito bem trabalhada "Trilha Sonora". 

Acompanhando a visibilidade frágil, o enredo assustador e a precária capacidade de defesa da personagem, Akira Yamaoka desenvolve uma trilha sonora que vem a suprir o jogo com muito fundamento. Através de sons estridentes, dissonantes e impactantes, que se intensificam de acordo com o combate, a trilha deste jogo tem grande capacidade para derrubar o equilíbrio psicológico do jogador.

Sons metálicos que ressoam sem cessar fazendo com que seus harmônicos atropelem os novos sons que chegam, somados a um pulsar mecânico arrastado e áspero criam uma atmosfera tão densa e distorcida quanto o cenário envolto de neblina ao redor da personagem.

Motivos sonoros incomuns que se repetem variando sua dinâmica ao longo do tempo com a adição súbita de frases rítmicas com fortes dissonâncias que aos poucos dessincronizam-se com o tempo da música, agredindo assim o equilíbrio natural do jogador enquanto tenta sobreviver a uma realidade que se distorce diante de seus olhos.

Durante o jogo há certos momentos em que o “mundo real” (no jogo) se transforma baseado nos reflexos dos pensamentos e emoções da personagem, onde o ambiente sonoro é composto por vários sons simultâneos e conflitantes, alguns sons distorcidos e de textura desagradável, sons do teclar de um computador ao fundo alimentam o desacordo harmonioso entre a constância de um oscilar melismático e um zunido grave na forma de uma nota pedal desta trilha.

A junção de frases rítmicas com timbres estridentes, uma possível voz humana distorcida, chiados e zumbidos que poluem o ambiente sonoro, perturba a percepção, concentração e os reflexos do jogador, propiciando medo e desespero.

Além das trilhas perturbadoras que ressoam ao fundo, detalhes sonoros como o pulsar do coração da personagem ao sobreviver um ataque ou por estar à beira da morte, incrementam a percepção do horror que acontece no jogo e cria um vínculo muito forte entre o jogador e a personagem fazendo com que as sensações despertadas sejam extremas.

Toda a trilha sonora atende perfeitamente ao jogo, faz com que o jogador vivencie mais intensamente a história, devido a forte experiência sensorial que deixa a realidade virtual mais convincente.
Enfim, mais uma vez o som tem sucesso como ferramenta de indução de sensações com o fim de influenciar, direta e indiretamente, no estado emocional do receptor, este que, uma vez que procura por este jogo, sabe que está sujeito a tal.

0 comentários:

Postar um comentário

JP Kyah Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital