Prometi to cumprindo Fatal Frame 1



Fatal Frame, conhecido como Project Zero na Austrália, Europa e Japão, é um game do gênero Survivor Horror lançado para o Playstation 2 em 2001.
Quando Fatal Frame chegou, entrou em silêncio no mundo já povoado do Survivor Horror e acabou dando um grande susto na concorrência.
O game trouxe uma jogabilidade inovadora e criativa, diferentemente de seus rivais Resident Evil e Silent Hill. 

O que voltou a atenção para este game em sua época de lançamento foi o fato de a protagonista utilizar uma máquina fotográfica para enfrentar seus inimigos. Inicialmente, apesar da excentricidade, o tema fotográfico agradou e encaixou-se perfeitamente com o enredo do game, que envolve maldições e dramas familiares.
Fatal Frame agrada qualquer amante do terror devido ao seu estilo sombrio japonês. O game abusa do terror psicológico. A todo momento do game é fácil ficar tenso e ansioso, qualquer quebra de silêncio pode simbolizar algo.
Outro detalhe que deu credibilidade a este game foi o fato de ter sido exibido na capa uma informação dizendo que o game foi  baseado em fatos reais e sobrenaturais.
A excelência técnica de Fatal Frame é notória: Ótima qualidade gráfica, trilha sonora de respeito, longevidade considerável e uma jogabilidade que foge da monotonia da maioria dos games ao estilo Survivor Horror.
Totalmente original, este game explora o verdadeiro significado do terror. Poucos games conseguiram essa proeza. Fatal Frame é um game digno de respeito e mostrou o verdadeiro potencial que o Survivor Horror pode oferecer.
A sensação que se tem neste game é a de estar dentro de um filme de terror japonês. É impossível não se assustar. Afinal o game foi produzido com esta finalidade.



Gráficos
Fatal Frame possuia gráficos superiores em relação aos outros games do mesmo gênero lançados até 2001.
Como é clássico nos jogos de terror, a câmera acompanha o personagem enquanto ele se move em cenários completamente em 3D.
Diferentemente da franquia Resident Evil, em Fatal Frame os cenários são totalmente integrados. Não existem intervalos entre eles. Enquanto em Resident Evil a cada porta aberta o jogador precisava esperar alguns segundos para o próximo cenário ser exibido, em Fatal Frame os cenários são interligados. O jogador percorre longas distâncias sem um único intervalo de espera entre eles. Tal técnica de anular o tempo de espera entre os cenários, possibilitada pela tecnologia do Playstation 2, permitiu o dinamismo do jogo e a expansão dos cenários.
O jogador irá se aventurar em vastos ambientes sem se preocupar em esperar para ver o que vem em seguida.
Os ambientes são visivelmente assustadores com um toque oriental. Inúmeros objetos característicos da cultura japonesa resultam em uma grande variedade de cenários e uma verossimilhança impressionante.
De maneira geral, os cenários foram trabalhados principalmente analisando a luminosidade. O jogo de sombras e escuridão é excelente, tornando o clima do game mais realista. A pouca luminosidade do game provém de uma singela lanterna utilizada pela personagem.

Sinopse

Mafuyu Hinakasi, irmão de Miku Hinakasi (protagonista do game), está desaparecido a 9 dias.

No mês anterior, a mídia divulgou que o novelista Junsei Takamine havia desaparecido durante seu trabalho para construir uma novela. 
Mafuyu movido por seu instinto de jornalista percebeu que havia algo errado. Ele decide investigar e procurar por Junsei por conta própria. Suas descobertas acabam levando-o a uma antiga mansão abandonada. A mansão Himuro.
Diz a lenda que a mansão Himuro pertencia a um rico latifundiário que possuía total controle sobre a área.
Porém nos dias de hoje, o local não passa de uma mansão degradada pelo tempo.
Ao iniciar a busca na mansão, Mafuyu encontra vários registros feitos por Junsei e sua equipe. Estes registros informavam ao leitor informações sobre antigos e estranhos acontecimentos na mansão.
Com a convicção de encontrar Junsei, Mafuyu vai se adentrando cada vez mais na mansão até perceber que não está mais sozinho.
Sem muitas informações, Miku vai a procura de seu irmão e também acaba chegando a entrada da mansão. 
O entrar de Miku na mansão Himuro dá início aos eventos de Fatal Frame. 

O enredo do game se passa em 4 grandes noites. Confira : 


  • Intro - Himuro (<--- para quem leu a materia de ontem entende melhor)
  • 1st Night - Strangling Ritual
  • 2nd Night - Demon Tag
  • 3rd Night - The Calamity
  • Final Night - Kirie

Jogabilidade

Como na maioria dos jogos do mesmo estilo, em Fatal Frame o jogador irá controlar a personagem ao longo de grandes cenários enfrentando ou evitando inimigos e resolvendo Puzzles.
A movimentação da personagem é um pouco lenta e esta lentidão pode incomodar aqueles que gostam de dinamismo. 
Para enfrentar os inimigos, o jogador utilizará a Obscura Camera. A Obscura Camera foi desenvolvida para capturar fenômenos sobrenaturais que não podem ser vistos a olho nu. Inicialmente ela foi desenvolvida para fotografar entidades espirituais e eventos passados. Porém ela ainda é um protótipo e possui funções desconhecidas.
Todos os comandos são muitos simples. No canto inferior direito da tela existe um sensor da Obscura Camera. Dependendo da cor adquirida por este sensor o jogador saberá o que fazer em seguida.
Se este sensor ficar azul ele indica que algum local ou objeto pode ser fotografado. 
A cor azul pode também indicar a presença de entidades espirituais que podem ser fotografadas no local.
Isto funciona como uma espécie de desafio, pois é necessário poucos segundos para estes espíritos desaparecerem. No inventário existe uma lista de todos os espíritos fotografados pelo jogador. Nesta lista todos os nomes ficam como incógnitas, e após serem fotografados, uma breve descrição sobre o espírito fotografado é exibida.
No total são 108 para serem fotografados. Uma tarefa árdua. Poucos jogadores são capazes de fotografar todos eles na primeira vez que se joga, pois é impossível prever onde e quando eles vão aparecer e, na maioria dos casos, o jogador tem pouquíssimos segundos para se posicionar e bater a foto. Ha ate parece foi o maior sofrimento da minha vida a primeira vez.. só bater foto me poupe.


Por outro lado, se o sensor adquirir a cor vermelha, ele indica que algum espírito hostil está por perto e irá atacar. Sempre que o jogador for atacado por algum inimigo e perder energia vital, ele pode contar com itens de cura como Herbal Medicines, Sacred Waters e Stone Mirror. Este último serve como um revival (revive a personagem caso a energia vital se esgote).
Para derrotar os inimigos, o jogador deverá utilizar a função de exorcismo da Obscura Camera. Para derrotá-los basta fotografá-los. 
O jogador pode causar mais dano aos inimigos dependendo da distância, do ângulo e do enquadramento da fotografia.
Como é comum em máquinas fotográficas antigas, o jogador precisará de filmes para bater as fotos. Em Fatal Frame existem 4 tipos de filmes que podem ser utilizados pelo jogador: o Tipo 14, o Tipo 37, o Tipo 74 e o Tipo 90. Quanto maior o fator do filme, maior será o dano que ele causará no inimigo.
Sempre ao fotografar, o jogador receberá pontos de acordo com a foto batida. 
Com os pontos adquiridos, o jogador poderá evoluir algumas funções básica da Obscura Camera como alcance da foto, velocidade entre fotografias e novos poderes místicos para a Camera.
Os poderes místicos abilitam para a Obscura Camera a utilização de novas funções, as Bonus Functions.
Para a utilização das Bonus Functions, o jogador precisará de itens especiais conhecidos como Spirits Stones.
As Spirits Stones são itens especiais que são coletados ao longo do game normalmente. Com elas o jogador poderá liberar as Bonus Functions abaixo :




  • Pressure : Afasta os inimigos da personagem.
  • Slow : Diminui a movimentação dos inimigos por 10 segundos
  • See : Faz com que todos os inimigos fiquem visíveis por 10 segundos.
  • Paralyze : Paralisa o espírito por 3 segundos.
  • Search : Automaticamente foca o espírito no ângulo da Obscura Camera

Além das Bonus Functions, existem as Special Functions, que são funções especiais liberadas após o término do game. (Confira no final desta análise todos os extras de Fatal Frame.)
De maneira geral a jogabilidade é fácil e simples, porém diferente da maioria dos outros games do gênero Survivor Horror. Apesar da maioria dos Puzzles neste game envolverem lógicas matemáticas, as soluções de alguns Puzzles específicos podem parecer complicadas por envolver elementos da cultura japonesa, por exemplo a escrita. Recomenda-se ler todos os Files (arquivos, memos, lembretes etc), pois eles contêm explicitamente ou implicitamente a solução ou o princípio básico de resolução de cada Puzzle.


Conclusão

Com certeza um dos melhores games do gênero Survivor Horror existentes no universo dos videogames.

Fatal Frame foi inovador e explorou o clima de terror e suspense de forma única e estupenda. Foi bem recebido pelo público e pela crítica, garantindo ao game, futuramente, outras sequências de respeito. 
Um jogo perfeito para os jogadores que buscam sentir medo ao jogar. É impossível não se assustar com este game, mesmo que o jogador esteja preparado, é algo inevitável.
Além de possuir esta atmosfera sombria, o game ainda proporciona desafio de sobra. Além do desafio de fotografar todos os espíritos, o game conta com um vasto contéudo extra, incluindo um final alternativo, tornando o game mais durável.
Fatal Frame é uma das melhores experiências para os amantes de games do gênero Survivor Horror que estão entediados com a mesmisse da maioria dos games do gênero. Com certeza este game vai surpreender quem o jogar.


Extras 

O game conta com um vasto conteúdo extra, deixando assim o game mais longo para os que gostam de terminar o game por completo. Confira abaixo o que fazer para destravar todo este conteúdo.

  • Final Alternativo
Para conferir o verdadeiro final, termine o game na dificuldade Nightmare. É necessário começar o jogo desde o começo. O jogador não deve utilizar a opção Chapter Select para começar o jogo. 

  • Roupa Alternativa
Termine o game uma vez.
                             
  • Battle Mode
Termine o game uma vez.

  • Sound Test
Termine o game uma vez.

  • Funções especiais para a Obscura Camera
Termine o game uma vez. 

  • Ghost List
Termine o game uma vez.

  • Nightmare Mode
Termine o Battle Mode uma vez.

  • Chapter Selection
Termine o game no modo Nightmare

  • Função Zoom para a Obscura Camera
Termine o game na dificuldade Normal.
  • Função Sense para a Obscura Camera
Complete o Battle Mode.

  • Função Zero para a Obscura Camera
Termine o game uma vez para liberar a Ghost List. Após isto, fotografe todos os 108 espíritos e complete a lista.

  • Função Chase para a Obscura Camera
Complete cada missão do Battle mode com Ranking S

  • Função None para a Obscura Camera
Termine o game no modo Nightmare em menos de 4 horas.

  • Roupa Especial 2 
Complete o game no modo Nightmare.

  • Roupa Especial 3
Complete o modo Nightmare em menos de 4 horas.


Momento Yo-chan sem noção:

Eu ate acho que seria legal ta na pele dessa garotinha sabe por causa do... uniforme não é lindo, eu acho muito lindo, mas quanto aos fantasmas não, não queria não, queria estar em Resident Evil tipo o Apocalipse Zumbi vai começar logo logo então todas as minhas 400 horas de Resident vão prestar para alguma coisa.
Beijooooooooooooooooooooooooo e um cheiro 

---------------->Yo-chan

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