Como fazer o legítimo Rámen

Você já teve curiosidade de saber como é que se faz um rámen? Já teve vontade de fazer um? Pois suas vontades acabaram: agora você já tem a receita, aqui e agora! Não, esse não é um blog de uma dona de casa falando de receita, mas como tem rámen no título, porque não falar disso. 

Consegui encontrar na internet, num site americano, um japonês que decidiu revelar como é que se faz essa iguaria, e eu, como são tããão amiga de vocês, traduzi a receita (isso mesmo, fiz isso mais para promover o blog do que para o seu bem) e dei uma abrasileirada, já que duvido que você ache a farinha de trigo japonesa no mercadinho… T

aí uma ótima opção para você que está sem fazer nada: que tal fazer uma tigelinha de rámen? Sua mamãe vai ficar tão orgulhosa! Ah! E o gosto do macarrão daqui é bem diferente do macarrão de miojo, não deixa de ser macarrão com caldo mas acho que tem termos de gosto são primos distantes…



precisar de:

- 3/4 de copo americano de farinha de trigo, e mais um bocado

- 1 ovo

- mais ou menos 3/4 de colher de sopa de sal (ou a gosto)

- mais ou menos uma colher de sopa de água (dependendo da farinha e da umidade)

* você pode fazer o dobro ou o quádruplo dessa massa ao mesmo tempo, mas essa massa fica mais difícil de bater…

ingredientes secos numa tigela, e depois faça um buraco no centro. Numa outra vasilha, junte a água e o ovo (de preferência tire a “pelinha” da gema) e bata. Coloque essa mistura no buraco feito e lentamente misture os ingredientes.
2º agora que seus ingredientes estão juntos, amasse a massa com a mão. A massa deve ser mais durinha que a massa de pão. A massa estará pronta quando não estiver mais grudando na mão. Para ter certeza do ponto, você deve levantar a sua mão e a massa deve cair em um segundo. 

Se ela estiver muito grudenta, coloque mais farinha e se estiver muito dura coloque um pouco d’água (e esse um pouco é um quase nada!). Agora amasse, bata, espanque, sufoque, dance com ela (sério! uma das maneiras que os japoneses amassam essa massa é pisando nela!). Depois de verificar se está certo, faça uma grande bola com ele

3º você deve deixar a massa descansar para conseguir fazer um macarrão fininho. Coloque a massa envolta em um pano de prato úmido (ou seja, nem muito seco nem muito molhado…), por pelo menos 30 minutos em dias quentes e 2 horas em dias frios.
4º se você está fazendo mais de uma receita, separe a massa no numero de receitas que fez (ou seja, se fez duas receitas, separe em 2, 3 receitas e 3 e assim em diante). Polvilhe farinha de trigo em uma superfície limpa e um pouco envolta da massa e, com um rolo de macarrão ou uma garrafa, abra a massa. 

Se conseguir, deixe a massa com um milímetro de espessura (isso no olhometro, tá?). Se a massa começar a grudar, espalhe um pouquinho de farinha, e se ela começar a “querer voltar ao seu estado original”, espere um ou dois minutos e abra a massa novamente.
5º a faca que você vai cortar tem de estar afiada, se não corre o risco de estragar tudo. Coloque mais farinha em cima da massa, para que a faca não grude no macarrão. Dobre a massa no meio, e não se preocupe com a quantidade grade de farinha, já que quando for cozinhar ela vai ficar na água! 

Agora comece a cortar a massa do tamanho que quiser, e ainda se quiser colocar mais farinha coloca (não vai doer nada, e é melhor ser precavido). Depois de terminar de cortar, dê uma mechidinha no macarrão para ele não grudar. Se ainda estiver muito inseguro, mais farinha!
1° e 2°


3° e 4°





6º a água deve estar fervendo na hora que você colocar o macarrão, e antes de colocar coloque um pouco de sal nela. Ah! E a quantidade de água é um pouco superior do que você colocaria num Miojo… depois de colocar o macarrão, mecha ele de leve com um pauzinho (ou se não tiver com um garfão). 



Quando o macarrão começa a flutuar na água (isso mesmo, quando você coloca ele afunda), está na hora de tirar. Se o macarrão estiver fininho, o tempo de cozimento é cerca de 4 minutos. Você também pode cozinhar alguns legumes ou carnes junto do macarrão. Coloque para escorrer.

7º como molho você pode soltar a imaginação. aconselho você a usar um pouco de pózinho de caldo de galinha (isto é, Knor) ou molho de seja (isto é, Miso, que é o que um bom oriental usaria), ou ainda o pózinho de Miojo em casos extremos. Algum caldo que saiba fazer também vai bem com a massa. Carne e legumes são precisos num rámen. E se quiser aproveitar a massa em outros pratos, bacana.

Sim, isso vai sair um pouco mais caro que um pacotinho de Miojo, mas pense bem: além de ser você quem fará a própria comida você vai saber exatamente o que você vai estar comendo! Tudo bem que isso vai demorar bem mais que 3 minutos…






0 comentários:

Postar um comentário

JP Kyah Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital