Do pode ser traduzido como "caminho", mas seu sentido é muito mais profundo, pois envolve um significado mais espiritual do que material.
O Do é a trajetória a ser percorrida para se alcançar à perfeição, atingir à iluminação, seguindo uma rigorosa disciplina espiritual. O ser humano insatisfeito, sempre busca a perfeição.Isso ocorre não só em relação à vida, mas também em cada modalidade esportiva ou artística, em todas as manifestações ligadas à partícula do. Todas têm como objetivo aperfeiçoar o caráter, através de regras rígidas de disciplina e comportamento.
Este é o espírito comum ao do; não apenas o do respeito ao próximo, da disciplina, mas também do crescimento espiritual.
O Do nasceu com o código do bushido (bushi = samurai, guerreiro; do = código, caminho), que foi estabelecido desde o século XII, no período Kamakura, no primeiro governo militar. Entre outros preceitos, ele instituía a posição hierárquica do daimyo(senhor feudal) e dos vassalos.
Somente a partir do século XVII, depois da unificação do Japão, o shogun Ieyasu Tokugawa organizou o sistema dobushido e estabeleceu a obrigatoriedade de estudos aos samurais.
Uma dessas especialidades foi o sushigaku, cuja base principal é o Confucionismo, e que se transformou no principal preceito ético da classe samurai. Dizia respeito não somente ao relacionamento entre o senhor feudal e vassalo, mas também entre pais e filhos, entre marido e esposa, além do culto a outras virtudes como benevolência, lealdade, honestidade, disciplina, responsabilidade e honra.
Durante os 300 anos do Shogunato Tokugawa, esses princípios não só se transformaram em prática moral da classe dominante, mas se estenderam para todo povo japonês.
Mesmo com a restauração de Meiji (1868), esses princípios éticos continuaram profundamente arraigados à cultura japonesa até os dias de hoje.
0 comentários:
Postar um comentário