(Arte de cultivar árvores em miniaturas)
É a arte de cultivar árvores e plantas em miniatura. A palavra bonsai é japonesa (bon= vaso ou recipiente raso / sai = planta ou plantar), e a tradução literal da palavra é "plantado em uma bandeja".
O bonsai é a representação da árvore em tamanho reduzido, porém com a beleza, a saúde e o volume da planta em seu porte original. A principal diferença entre o bonsai e outras plantas cultivadas em vasos é que o bonsai chama a atenção não pelas suas flores ou frutos, mas sim pelos poucos centímetros que uma árvore de grande porte pode apresentar.
A técnica do bonsai pode ser praticada em variadas espécies de árvores. O pinheiro é o mais utilizado devido a sua capacidade de crescimento rápido. A distinção entre um bonsai verdadeiro e um falso é a idade da planta. Para se tornar um bonsai é necessário ter a forma de árvore, o que demora em média, 10 anos.
Como qualquer outra planta, o bonsai requer cuidados para ter uma vida saudável. Rega, insolação, adubação, troca de terra e poda são os principais. Conhecer um pouco sobre a espécie de árvore é um passo importante para saber se ela prefere sol da manhã ou da tarde, muita ou pouca água. O vaso deve ser colocado em locais onde possa receber sol, ventilação, chuva e o orvalho noturno. Terraço, varanda, jardim são os melhores locais. Depois de plantada, a muda geralmente é transferida para um novo vaso e, uma pequena parte de sua raiz é cortada.
Os primeiros registros da técnica de bonsai no Japão são do período Kamakura (1192 -1333), mas foi no período Edo (1615-1867), que o desenvolvimento de plantas em vasos se popularizou. Apesar de ser originário da China (Século III a.C), foi no Japão que a técnica do bonsai foi aprimorada, tornando-se uma expressão cultural formada pelos ensinamentos do zen budismo e o relacionamento entre o homem e a natureza.
0 comentários:
Postar um comentário